terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BASE......A BASE DE TUDO.....

Amigos corredores;-Inicio de ano...costumeiramente a maioria dos corredores fazem o trabalho de base, que nada mais é do que o periodo de transicão para um novo ciclo.
Na base prevalece rodagens mais longas e mais leves incluindo-se alguns aclives nessas rodagens.
Esse ano estou fazendo um trablho de base legal, ja estou na segunda semana, estou rodando um pouco diferente dos ultimos anos, ou seja, antes fazia o seguinte um dia 15km, outro dia 10km repetia isso, no sabado de 18 a 20km.
Esse ano estou fazndo assim...um dia 16km, outro dia 13 no final de semana passado rodei 16km, no outro 18km, hoje por exemplo fiz um longo leve e tranquilo de 20km para 1'55"54, super leve e confortavel.
Passando essa fase irei diminuir o volume de treinos e rodar um pouco mais encaixdo, aumentando aos pouco a velocidade e incluindo o fartlek para ganhar um pouco mais de velocidade.
Não sou adepto a tiros e intervaldos confesso, reluto ao fazer, as vezes faço um fartelek que pode ser feitos por tempo(ex. 1"30 forte/1"30 fraco)ou o progressivo em que vc começa leve e vai amentado a velocidade ate chegar no seu ritimo de prova depois volta e repete a serie de acordo com seu condicionamente atual.
Bem o importante mesmo é correr, leve,forte, fraco..sei lá...correr é correr, so quem correr sabe o que é isso.
Bem nos vemos num desses km ai pela frente, leve agora, fazendo a base, para depois correr tranquilamente.Até!

3 comentários:

G.M. disse...

Muito bem escrito, Regis.
Boa sorte no seu período de base. Que ele te leve a grandes resultados em 2012.
Boa semana para você.
Ass.: Guilherme.

Mayumi disse...

Oi, Regis! Vamos começar o ano com uma boa base, né? Eu ainda estou perdida, não defini as provas deste ano! Sou lenta em tudo! Kkkk. Até mais!

Bruno Chinellato disse...

Eu estou começando a correr agora, mas também não gosto destes terinos intervalados, porque acho muito dificil de controlar os intervalos. Por enquanto tenho achado mais fácil correr com um ritmo constante e ao poucos ir aumentando esse ritmo treino a treino. Boa sorte para você nas provas deste ano.

Abraços
Bruno
O Improvável Corredor
improvavelcorredor.blogspot.com